O Festival é uma iniciativa da "Plataforma das Companhias" — um grupo informal que reúne seis companhias de teatro profissional (A Escola da Noite (Coimbra), ACTA (Algarve), CENDREV (Évora), Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras (Covilhã) e Teatro de Montemuro (Campo Benfeito, Castro Daire) - e da rede Culturbe — um projecto de programação em rede entre o Theatro Circo (Braga), o Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra) e o Teatro Garcia de Resende (Évora). À semelhança das edições anteriores — Faro (2005), Braga (2008) e Campo Benfeito, Castro Daire e Lamego (2009) — , pretende-se que este Festival seja simultaneamente um espaço de mostra das mais recentes produções das companhias envolvidas e um momento de encontro e de discussão entre estas estruturas, a comunidade teatral do país, instituições oficiais e público em geral....

IV FESTIVAL DAS COMPANHIAS

O Festival das Companhias é uma iniciativa de seis estruturas profissionais de criação teatral sediadas fora dos dois principais centros urbanos do país: A Escola da Noite (Coimbra), ACTA (Algarve), CENDREV (Évora), Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras (Covilhã) e Teatro de Montemuro (Campo Benfeito, Castro Daire). Reunidas desde 2004 naPlataforma das Companhias, estas estruturas têm aprofundado relações de inter-conhecimento e de colaboração, através de reuniões regulares para discutir assuntos de interesse comum, do estabelecimento de intercâmbios e de redes de circulação de espectáculos, da concretização de co-produções e da organização deste Festival, que passou já por Faro (2005), Braga (2008) e Campo Benfeito, Castro Daire e Lamego (2009). Os objectivos são claros: valorizar a importância da criação artística no desenvolvimento das cidades médias e das suas regiões (dando consistência prática ao desenvolvimento cultural integrado de todo o território nacional) e valorizar a figura da companhia de teatro como elemento essencial à estruturação e sustentabilidade do sector artístico em Portugal. O Festival assume-se, neste contexto, como um momento privilegiado de mostra (dos mais recentes espectáculos de cada grupo), de encontro e de reflexão.

A diversidade de propostas artísticas marca uma vez mais a programação: um clássico de Molière, a adaptação cénica dos textos de Rubem Fonseca, os espectáculos ao ar livre do Teatro das Beiras e do Teatro de Montemuro e a celebração do centenário da República, com os textos de António Patrício e de Teixeira-Gomes, asseguram uma oferta para todos os públicos, como é apanágio deste Festival. Para além dos espectáculos, o programa desta IV edição inclui, como habitualmente, várias iniciativas de debate – entre as estruturas, com estruturas congéneres de outras cidades, com o público e com as instituições oficiais que regulam e financiam o sistema teatral português. O financiamento e a mobilidade da criação artística, o papel da criação artística nas cidades, a dramaturgia contemporânea e a edição teatral, as estratégias e comunicação e circulação de espectáculos e as co-produções, intercâmbios e mobilidade entre companhias são os temas propostos para discussão, com diferentes convidados.

A realização de uma feira do livro de teatro no Teatro da Cerca de São Bernardo, ao longo de toda a semana, e as conversas entre artistas e espectadores no final de cada espectáculo são outras das marcas distintivas desta iniciativa, que se define como um momento de festa e de celebração do teatro, partilhada entre criadores, público e instituições oficiais.


A Escola da Noite Teatro da Cerca de São Bernardo Coimbra


Contacte-nos através do telefone 239 718 238, telemóvel 966 302 488 ou e-mail geral@aescoladanoite.pt.


Acompanhe a actividade do IV Festival das Companhias através do blog, facebook e twitter.


Os espectáculos ao ar livre, no Pátio da Inquisição, têm entrada livre.


Temos condições especiais para a aquisição de bilhetes para assistir a quatro, três e dois espectáculos.

Edições Anteriores

III Festival das Companhias

Organização


A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra, no âmbito da Plataforma das Companhias e da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora

Informações


A Escola da Noite

Teatro da Cerca de São Bernardo

3000-097 COIMBRA

geral@aescoladanoite.pt

t. 239 718 238 f. 239 703 761